Foto, durante o dia, de monumento a D. Pedro I na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.
Foto, durante o dia, de monumento a D. Pedro I na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Região Metropolitana

Principal porta de entrada para o Estado do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana proporciona, em incontáveis lugares, uma viagem ao passado, a começar pelo Rio de Janeiro, cidade que foi, por anos, a capital do Império do Brasil e o lar da Família Imperial.

Atravessando a Baía de Guanabara, passamos por Niterói, que foi a capital da Província do Rio de Janeiro, além de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, que abrigaram diversas lavouras e fazendas que exportavam produtos para a corte.

Até hoje, em toda a região, é possível encontrar inúmeras atrações históricas preservadas, como museus, centros culturais, igrejas, parques, bibliotecas e fazendas que revelam detalhes desse capítulo da história do país. Sem contar, os hotéis que remontam à época do Império, permitindo que os hóspedes se sintam parte da realeza, e os restaurantes e confeitarias, com sabores clássicos que, há mais de 100 anos, encantam os cariocas.

População estimada: 11.835.708 

Clima: O clima predominante na Região Metropolitana é o tropical. Os verões são bem quentes, com a temperatura podendo chegar aos 40ºC, além de ser comum muitos dias chuvosos. Já os invernos são secos, com termômetros entre 18ºC-23°C. 

Como chegar: RIO galeão – Aeroporto Internacional Tom Jobim / Aeroporto Santos-Dumont e Rodoviária Novo Rio