Foto, durante o dia, de corredor de palmeiras imperiais.
Foto, durante o dia, de corredor de palmeiras imperiais.

Região dos Lagos

Habitada por índios até meados de 1512, a Região dos Lagos, também chamada de Costa do Sol, foi explorada por muitos anos por portugueses, holandeses, ingleses e franceses, por causa da abundância de pau-brasil, árvore típica da Mata Atlântica.

Durante o Brasil Império, o local ficou conhecido por sua quantidade de salinas, de onde foram exportadas mais de 80 mil arrobas de sal. Na mesma época, Dom Pedro II fez uma visita à região, para estreitar relações e visitar uma das salinas locais. 

Apesar de ser mais procurada pelos cariocas por suas diversas praias e lagoas, espalhadas por 7 municípios, ela é também um destino que pode encantar os amantes de cultura e história, pois guarda atrativos tombados pelo Patrimônio histórico, como igrejas, centros culturais e casarões, sendo um deles, um hotel que já hospedou a família real.

População estimada: 538.650.

Clima: A Região dos Lagos apresenta um clima tropical, tendo média diária de 20 °C. No verão, a temperatura varia de 24 °C e 30 °C, enquanto, no inverno, a variação é de 19 °C a 25 °C.