Foto, durante o dia, de jardim em frente a um casarão amarelo com janelas brancas em Petrópolis.
Foto, durante o dia, de jardim em frente a um casarão amarelo com janelas brancas em Petrópolis.

Região Serrana

Tendo em vista seu clima ameno e bela Mata Atlântica, a Região Serrana, na época do Brasil Império, foi escolhida para sediar o Palácio de Verão – hoje conhecido como Museu Imperial – onde toda a Família Imperial passava os verões.

Com um decreto de Dom Pedro II, que determinava o assentamento de uma povoação, a área foi também adotada como moradia definitiva de imigrantes alemães, ingleses, portugueses e suíços que influenciaram na arquitetura, costumes e culinária do local.

Atualmente, a Região Serrana segue funcionando como um refúgio para os cariocas e é uma das preferidas quando o assunto é turismo histórico e cultural, com destaque para Petrópolis, que conta com museus, palácios, hotéis, igrejas e cervejarias históricas.

Perto da famosa Cidade Imperial estão, ainda, Teresópolis, que leva em seu nome uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, Nova Friburgo, que tornou-se a única cidade do país colonizada por dez nações na época do império, além de Carmo e São José do Vale do Rio Preto, que abrigam importantes fazendas.

População estimada: 873.837  

Clima: A Região Serrana, tem, em maioria, o clima tropical de altitude. Sendo a mais fria do Estado do Rio de Janeiro, pode atingir, nas partes mais altas, 5ºC no inverno, enquanto no geral, a média anual varia de 13º a 23º C.