Foto de caneca de café, vista de cima, rodeada por grãos de café.
Foto de caneca de café, vista de cima, rodeada por grãos de café.

Vale do café

Situado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro, o Vale do Café é a denominação turística de uma região composta por 15 municípios, do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, que, no Brasil Império, produziram 75% do café consumido no mundo.

Durante esse período, o Vale do Café chegou a abrigar mais de 600 fazendas de café, que projetaram o Brasil como líder mundial na produção e exportação do produto, garantindo uma renda para construção de ferrovias, iluminação pública e outros investimentos em infraestrutura pelo país.

Atualmente, há cerca de 30 fazendas históricas abertas à visitação, nas quais é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo, por meio da arquitetura, móveis, retratos, objetos originais do século XIX, como porcelanas, e delícias gastronômicas da época.

População estimada: 960.069

Clima: O clima dessa região é o tropical semi-úmido, com invernos amenos e verões quentes. A temperatura média anual é de 21ºC e, ao longo do ano, pode variar entre 11 °C a 32 °C.

Como chegar no Vale do Café:

  • A principal cidade do Vale do Café é Vassouras. Para quem vai a partir do Rio de Janeiro são 117 km de distância da capital, com acesso pela Via Dutra (BR-116). Após o primeiro pedágio, seguir pela RJ-127 em direção à Paracambi.
  • A partir de São Paulo são 384 km, com acesso pela Via Dutra (BR-116) até Volta Redonda e Rodovia Lúcio Meira (BR-393). E por Belo Horizonte, são 401 km rodados, com acesso pela BR-040 até Três Rios e BR-393.